O esôfago é um órgão localizado entre faringe e estômago, fazendo parte do aparelho digestivo. Quando células malignas começam a se desenvolver em seu revestimento interno, surge então o câncer de esôfago.

Quer entender um pouco mais sobre a doença, o que pode causá-la e se existem chances de cura? Acompanhe o artigo a seguir!
Qual a função do esôfago?
Podemos dizer que a parede do esôfago é formada por quatro camadas diferentes, sendo elas:
- Mucosa (tecido que reveste o interior do órgão);
- Submucosa (tecido conjuntivo contendo vasos sanguíneos, glândulas e nervos);
- Muscular (possui músculos circulares e longitudinais);
- Adventícia (formada por tecido conjuntivo, externamente).
Em suas extremidades, o esôfago apresenta uma válvula que recebe o nome de esfíncteres superior e inferior, sendo responsáveis por abrir, fechar ou até mesmo interromper a passagem do bolo alimentar.
Quais as principais causas do câncer de esôfago?
O câncer de esôfago é uma lesão maligna que, conforme dissemos, se desenvolve nas células que revestem o interior do esôfago. Sua incidência é maior em indíviduos do sexo masculino.
Esse é um tipo de câncer que não apresenta causas totalmente definidas, mas existem alguns fatores que podem contribuir para o seu desenvolvimento, sendo eles:
- Alto consumo de bebidas alcoólicas;
- Tabagismo;
- Obesidade;
- Ingestão de alimentos ou bebidas muito quentes;
- Ter acima de 50 anos.
Também podemos destacar como uma das causas da doença o ‘esôfago de Barrett‘, que ocorre quando o indivíduo tem um quadro de refluxo, ou seja, a volta do ácido para o estômago, levando à sensação de queimação.
A partir daí, se desenvolve uma célula no órgão, diferente da célula original para criar uma defesa contra o ácido. E durante todo esse processo, existem grandes chances de as células se tornarem malignas.
Sintomas de câncer de esôfago
Em fase inicial, geralmente, a doença não apresenta sintomas. Porém, ao longo do tempo ocorre o progresso do tumor e surgem alguns sinais característicos, como por exemplo:
- Sensação de obstrução à passagem do alimento;
- Dor no tórax;
- Dificuldade ou dor ao engolir;
- Vômito;
- Náuseas;
- Perda de apetite.
Câncer de esôfago tem cura?
Com relação às chances de cura, tudo dependerá do estadiamento, isto é, o avanço da doença desde o momento em que o paciente recebeu o diagnóstico. O estadiamento pode variar de zero a quatro, em estágios 0, I e II considerados como iniciais e os mais avançados III e IV.
Também é importante considerar a agressividade e o tipo de tumor, ou seja, se ele tende a ter metástase rapidamente e se existe a possibilidade de recidiva.
Em todo caso, ao notar algum sintoma como dificuldade de engolir ou engasgo frequente, sintomas estes alusivos ao câncer de esôfago é importante consultar o médico para confirmação do diagnóstico e tratamento adequado. Assim, as chances de cura poderão ser maiores.
Se você foi diagnosticado com a doença ou conhece alguém que precisa dessa informação, compartilhe esse post!