A cirurgia bariátrica é o método mais promissor para pacientes que possuem obesidade mórbida, tendo como suas principais técnicas o método Sleeve e Bypass.
Neste post falaremos sobre a cirurgia bariátrica e suas indicações para pacientes que possuem obesidade mórbida, além dos métodos indicados para cada caso especificamente. Acompanhe!
A cirurgia bariátrica é o padrão ouro para o tratamento da obesidade mórbida, ou seja, quando a mesma está instalada e há indicação de tratamento cirúrgico, este é o melhor método de escolha.
Dentro da cirurgia bariátrica, há indicações específicas para a realização deste procedimento, bem como técnicas que podem ser empregadas de acordo com as características do paciente e também as doenças a ele associadas.
Aqueles pacientes que possuem uma obesidade grau 3, ou seja, o IMC acima de 40, independente de doenças não associadas, no primeiro momento possuem indicação de cirurgia bariátrica, mas aqueles que tem o IMC entre 35 e 40 com doenças associadas, havendo uma gama imensa dessas doenças, podendo ser a hipertensão arterial, o diabetes, a esteatose hepática, que é a gordura no fígado, os ovários policísticos nas mulheres e uma série de outras doenças. Assim como naqueles pacientes que têm IMC entre 30 e 35, podemos pensar na cirurgia metabólica, que onde ele tem um diabetes de difícil controle e uma síndrome metabólica associada.
As principais técnicas de cirurgia bariátrica empregadas no Brasil, são o Sleeve, que é a gastrectomia vertical e o Bypass, no qual é confeccionado um novo estômago fazendo um desvio intestinal, ambas tem indicações precisas e também contra indicações precisas, de acordo com o grau e as doenças associadas a essa obesidade.
Caso, você seja candidato à cirurgia bariátrica ou tem dúvidas sobre o assunto,
procure atendimento especializado.
Nós da Gastromed, somos qualificados e estamos prontos para recebê-lo e acolhê-lo de acordo com as suas queixas e dúvidas.