Logo Gastromed

Índice de conteúdo

O que é a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica consiste em um conjunto de abordagens cirúrgicas utilizadas no tratamento da obesidade mórbida que não respondeu ao tratamento com mudança no estilo de vida e uso de medicamentos. 

O tratamento cirúrgico para obesidade, a cirurgia bariátrica, se mostrou eficaz por gerar perda de peso no longo prazo e benefícios como melhoria das doenças associadas e aumento da expectativa de vida.

A cirurgia bariátrica e a importância da avaliação pré-operatória

A indicação da cirurgia bariátrica para o tratamento da obesidade vem aumentando no Brasil e em outros países, apesar de ser considerada uma cirurgia de risco intermediário, tendo em vista as doenças associadas à obesidade e o risco inerente ao procedimento.

Esse fato reforça ainda mais a necessidade de se realizar uma anamnese (coleta de história médica do paciente) e exame físico completo na avaliação do paciente candidato à cirurgia bariátrica no período pré-operatório. Essa avaliação deve ter como foco a pesquisa por comorbidades, como hipertensão arterial, diabetes, apneia do sono e deficiências vitamínicas, que podem aumentar o risco de complicações. 

Que exames devem ser feitos antes da cirurgia bariátrica?

A avaliação pré-operatória para cirurgia bariátrica inclui a realização da anamnese (coleta de história médica do paciente), exame físico e exames laboratoriais e de imagem. Essa investigação tem como objetivo prever possíveis complicações e preveni-las.

Dessa forma, são itens indispensáveis na avaliação pré-operatória para cirurgia bariátrica:

Avaliação cardiovascular

Mesmo em uma cirurgia não cardíaca, os pacientes podem estar sob risco de morbidade e mortalidade cardiovascular, por isso, uma avaliação de risco deve ser realizada no pré-operatório para cirurgia bariátrica

O principal ponto na avaliação cardiovascular pré-operatória para cirurgia bariátrica do paciente é analisar a capacidade funcional. O exame complementar de escolha nesses casos é o eletrocardiograma (ECG), que deve ser realizado em todos os pacientes com pelo menos um fator de risco ou baixa tolerância ao exercício.

Avaliação respiratória

A avaliação respiratória pré-operatória para cirurgia bariátrica deve ter como objetivo investigar a presença das seguintes condições:

A obesidade localizada no abdome acaba comprimindo o tórax e reduzindo os volumes pulmonares e a complacência da parede torácica, aumentando a necessidade de oxigênio do corpo. 

A avaliação pré-operatória para cirurgia bariátrica do paciente obeso também deve incluir uma análise da via aérea superior, tendo em vista a intubação traqueal e ventilação com máscara.

Fatores de risco para cirurgia bariátrica

De acordo com as diretrizes clínicas do American College of Cardiology/AHA (ACC/AHA), revisadas em 2014, são fatores de risco de mortalidade em cirurgia bariátrica:

Por isso, todos esses pontos citados ao longo do artigo devem ser considerados no momento da avaliação pré-operatória para cirurgia bariátrica, pois interferem diretamente no desfecho durante a cirurgia e nos resultados esperados! Investir na avaliação pré-operatória é investir no emagrecimento!

Agendar consulta 
ou exame

magnifiercrosschevron-down