A especialidade de cirurgia oncológica do aparelho digestivo é realizada para tratar de cânceres e tumores que afetam o sistema digestivo, em órgãos como, por exemplo, estômago, esôfago, duodeno, intestino grosso e delgado, cólon e reto.
Indicação
A cirurgia oncológica do aparelho digestivo trata dos tumores do aparelho digestivo. As operações podem ser paliativas ou curativas. De acordo com o estágio do tumor, é empregado o procedimento mais adequado a fim de permitir que o organismo se recupere mais rapidamente.
Conheça-os:
Como a cirurgia oncológica do aparelho digestivo pode ser feita?
De acordo com a localização do câncer, o procedimento pode ser feito usando métodos minimamente invasivos como, por exemplo, a laparoscopia com os sem auxílio do Robô. A técnica envolve o uso de um aparelho com câmera na ponta da qual há uma ótica que é inserida dentro do abdômen, a fim de que se consiga tratar o órgão sem a necessidade de fazer cortes muito grandes ou profundos. Com o auxilio do Robô este método está se tornando cada vez mais seguro e eficaz.
Além disso, no caso desta técnica minimamente invasiva, o tempo de recuperação costuma ser menor, assim como as chances de ocorrer uma hemorragia. A cirurgia laparoscópica é recomendada no tratamento de todos os tipos de câncer do aparelho digestivo.