A esofagite consiste em uma condição de irritação e inflamação do esôfago, órgão que liga a boca ao estômago para condução dos alimentos. Essa inflamação pode gerar sintomas muito desagradáveis, como dor ao engolir e azia, e pode levar a complicações graves se não tratada. Saiba como funciona o tratamento!
A esofagite consiste em quando o esôfago, o tubo muscular que liga a boca ao estômago, fica inflamado devido à presença de uma lesão ou irritação no órgão. Essas alterações podem ser causadas por uma variedade de fatores, que também ditam a gravidade da doença.
Geralmente, a esofagite é uma condição temporária e que possui tratamento, mas se não for abordada de forma precoce e adequada, pode levar a complicações graves, como estreitamento do esôfago, úlceras e esôfago de Barrett (precursor do câncer da porção final do esôfago).
Nesse artigo abordaremos mais detalhes acerca da esofagite, incluindo as opções de tratamento e prevenção da evolução para casos mais graves. Fique até o final!
São diversas as patologias e condições que podem gerar esofagite como consequência. Entre elas, as principais são:
A identificação da esofagite ocorre principalmente pela observação dos sintomas, que podem variar de leves a graves e incluem:
Os sintomas da esofagite podem piorar ao se deitar, após as refeições, durante a ingestão de alimentos ou líquidos quentes, frios ou ácidos, ou ao realizar esforço físico.
O diagnóstico da esofagite se inicia desde a análise dos sintomas e histórico do paciente e avança até a realização de exame físico e exames complementares para confirmação da patologia.
Entre os principais exames complementares para investigação da esofagite estão:
A identificação da causa da esofagite durante o diagnóstico é crucial para definição do tratamento e prevenção de reincidência dessa patologia. Veja a seguir.
O tratamento específico da esofagite depende da causa subjacente, podendo incluir a necessidade das seguintes medidas:
Além destas, medidas simples como evitar comer antes de dormir, elevar a cabeceira da cama durante o sono e evitar roupas apertadas também podem ajudar a aliviar os sintomas da esofagite.
Assim, vê-se a necessidade de buscar orientação médica para o tratamento adequado da esofagite e evitar complicações mais graves.
Para saber mais, entre em contato com a GASTROMED – INSTITUTO ZILBERSTEIN e agende sua consulta.