A Endometriose afeta 15% das mulheres entre 25 e 45 anos. Os sintomas incluem dores intensas e dificuldade para engravidar. O diagnóstico precoce é essencial para a eficácia de seu tratamento.
Neste post, vamos falar sobre a endometriose, abordando sua prevalência e seus principais sintomas. Acompanhe!
A Endometriose é uma doença que acomete cerca de 15% das mulheres entre 25 e 45 anos, uma estimativa de mais ou menos 6 milhões de brasileiras. É uma doença muito prevalente, e muitas mulheres não sabem que tem esse problema de saúde.
Não se sabe exatamente a principal causa da endometriose, mas estima-se que uma delas seja a menstruação retrógrada.
A endometriose pode causar diversos sintomas como:
Esta doença também pode acometer o intestino e outros órgãos, como por exemplo, o reto, que é a parte final do intestino grosso, onde ele é o mais acometido, seguido de outras partes do intestino grosso, como o sigmoide eventualmente até o apêndice.
É super importante, que o médico esteja apto para realizar este diagnóstico, então recomenda-se que as pacientes que possuem esses sintomas mais exacerbados, como por exemplo diarreia, constipação, dores fortes no período menstrual, alterações dos sintomas intestinais durante este período, é muito importante que ela procure um médico e faça um diagnóstico de endometriose.
Quanto mais precoce for realizado este diagnóstico, maiores são as chances de tratamento e cura. O tratamento é feito à base de medicamentos, mas eventualmente a cirurgia, se faz necessária para se remover esses focos de endometriose, e assim poder avaliar esses sintomas.
Caso você conheça alguém que possua essa doença, compartilhe este conteúdo. A Gastromed é uma clínica especializada nesse tipo de problema e estamos aqui para ajudá-los.