Quando se pensa em perda rápida e eficiente de peso para casos de obesidade, a primeira memória de muitas pessoas é a cirurgia bariátrica. Entretanto, a cirurgia bariátrica é bastante invasiva e, por isso, reservada apenas para casos muito graves.
Mas existe uma boa alternativa para emagrecer de forma eficiente sem a necessidade de cirurgia: o balão intragástrico.
O balão intragástrico é, hoje, uma das melhores e mais eficientes alternativas no combate à obesidade.
Criado especificamente para essa função, o balão intragástrico é feito de silicone especial, que resiste aos sucos gástricos do estômago, garantindo a total segurança do procedimento.
Realizado através de via endoscópica, o balão é um recurso de grande valor para o paciente que não deseja ver a doença evoluir ao ponto de precisar realizar a cirurgia bariátrica, muito mais invasiva e de recuperação mais difícil.
A inserção é feita através de um procedimento endoscópico, onde ele é posicionado no estômago e depois inflado com uma substância específica para isso.
O balão também oferece um efeito restritivo que diminui a saciedade, consequentemente promovendo a perda de peso. Dessa forma, não há nenhum tipo de incisão no corpo.
Quando o tempo de tratamento se encerra, o balão é desinflado e removido também por via endoscópica.
Muitas pessoas quando ouvem sobre o balão duvidam de sua consistência e resistência. Afinal, o ambiente estomacal, cheio de elementos digestores, pode ser bastante hostil. Mas é uma dúvida desnecessária, pois é extremamente resistente para suportar o hostil ambiente estomacal por mais de 6 meses.
Após ser inserido, ele é preenchido por um soro fisiológico, passando então a realizar seu efeito limitante.
O balão é temporário e totalmente reversível. Caso o médico acredite ser necessário ou o paciente deseje, pode ser removido e o tratamento interrompido. Além disso, diferentemente de uma cirurgia, esse procedimento pode ser feito mais de uma vez e quantas vezes o médico achar necessário.
A taxa de sucesso do balão é bastante conhecida e, com a colaboração do paciente seguindo as orientações médicas, a perda de peso pode chegar a até 30% da massa inicial.
É preciso frisar: o balão não é uma alternativa à cirurgia bariátrica. Ele é indicado para tratamentos de obesidade onde o paciente possui IMC muito elevado e necessita emagrecer para poder operar ou em pacientes que desejam uma alternativa à cirurgia bariátrica ou apenas uma ajuda para emagrecer.
A GASTROMED – INSTITUTO ZILBERSTEIN oferece mais esse recurso a você. Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre o balão intragástrico.