A apendicite é o processo inflamatório que acomete o apêndice, um órgão que se localiza na primeira parte do intestino grosso. Isso ocorre quando, por algum motivo, o apêndice é obstruído, levando à subsequente inflamação e infecção.
A doença, no geral, é sempre aguda.
A inflamação ou infecção da apendicite pode se espalhar pela cavidade abdominal (barriga). Isso porque quando a obstrução no apêndice não é tratada, o órgão pode supurar, ou seja, sofrer um rompimento. Isso faz com que o pus dessa inflamação, além de gerar dores acentuadas, possa ter consequências mais graves.
A apendicite não possui causas claras. Por isso, é preciso ficar atento. Entre seus principais sintomas incluem-se:
- Náusea
- Vômitos
- Apetite reduzido
- Febre baixa
Em casos mais graves, quando há a supuração do apêndice, os sintomas se tornam ainda mais intensos, pois quando a inflamação se espalha para a cavidade abdominal, o corpo tende a denunciar de forma mais intensa, com sintomas como:
- Calafrios
- Constipação
- Diarreia
- Febre alta
- Tremores
É preciso apontar que, em casos raros e extremos, a apendicite pode evoluir para uma condição mais grave, que pode inclusive levar ao óbito. Mas isso somente se for muito negligenciada e não tratada. Felizmente, a solução para essa doença é simples e prática: A apendicectomia, a remoção do apêndice.
A cirurgia pode ser executada por duas modalidades:
- Laparoscopia: O cirurgião realiza três pequenos cortes, através dos quais a câmera e os instrumentos são inseridos. A remoção é precisa e mais rápida, e os cortes são tão pequenos que as cicatrizes muitas vezes são imperceptíveis.
- Tradicional: Uma incisão de cerca de 5 cm no lado direito do abdome permite ao médico realizar uma cirurgia maior. A opção pela cirurgia tradicional é feita quando o apêndice está prestes a se romper ou já rompeu. No entanto, a cicatriz desse procedimento tende a ser maior, e sua recuperação mais lenta.
É preciso frisar que o apêndice não é um órgão vital. Muitas pessoas passam pela sua remoção e vivem muito bem. Seguindo as orientações médicas, principalmente relacionadas à dieta, é possível remover o apêndice e manter grande qualidade de vida.
Para saber mais sobre a apendicite e seus tratamentos, entre em contato com a GASTROMED – INSTITUTO ZILBERSTEIN e agende sua consulta.