Será que existe a garantia que o paciente emagrece com o balão gástrico?
Este procedimento bariátrico é realizado através de uma técnica de endoscopia, onde o profissional da área coloca uma prótese no estômago do paciente. De acordo com estudos científicos, o resultado esperado é de uma perda média de 20% do peso corporal total.
É indicado para quem não deseja algo invasivo, pois nada mais é que um balão insuflado com fluidos que preenchem o estomago aumentando a sensação de saciedade e reduzindo a quantidade de comida ingerida.
A indicação é para pacientes com IMC acima de 27 para aqueles pacientes que têm a preferência pela não realização de cirurgia ou que apresentam alto risco cirúrgico.
O tratamento induz a sensação de saciedade através do:
- Preenchimento parcial do estômago com o balão;
- Liberação de alguns hormônios hipotalâmicos que causam saciedade.
- Realiza uma leve compressão nas paredes do estômago que estimulam os receptores que “avisam” ao cérebro que o paciente se encontra saciado.
Dieta e atividade física
Como o balão fica de 6 meses até 1 ano dentro do estômago existe uma prescrição de dieta que deve ser seguida para que o processo de emagrecimento seja efetivo.
A prática de exercícios físicos é permitida sem nenhuma restrição, além de auxiliar na redução do peso de quem está no tratamento.
O acompanhamento nutricional é ideal para que alimentação seja feita corretamente durante o tratamento.
Então não se esqueça de fazer tudo conforme o médico recomendou, se tudo for seguido da forma correta, o emagrecimento acontecerá.
–
Para saber mais sobre balão intragástrico, entre em contato com a GASTROMED - INSTITUTO ZILBERSTEIN e agende sua consulta.