Logo Gastromed

Índice de conteúdo

O que é a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica consiste em um conjunto de abordagens cirúrgicas utilizadas no tratamento da obesidade mórbida que não respondeu ao tratamento com mudança no estilo de vida e uso de medicamentos. 

O tratamento cirúrgico para obesidade, a cirurgia bariátrica, se mostrou eficaz por gerar perda de peso no longo prazo e benefícios como melhoria das doenças associadas e aumento da expectativa de vida.

Porém, após o procedimento, muitos pacientes acabam tendo o reganho do peso perdido, que é o tema que abordaremos nesse artigo.

Reganho do peso após cirurgia bariátrica

Os fatores associados ao reganho de peso após cirurgia bariátrica são a alta ingestão calórica, falta de acompanhamento com profissionais de saúde, sedentarismo e o rápido esvaziamento gástrico, sendo que esse último pode ser causado pela presença de dilatações da anastomose gastrointestinal, que estimulam a ingestão alimentar. 

Espera-se, normalmente, que os indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica tenham um reganho de até 10% do peso mínimo após a cirurgia depois de 2 anos ou mais do procedimento, com dilatação da anastomose maior que 20mm.

Abordagem do reganho de peso após cirurgia bariátrica

A dilatação da anastomose pode ser tratada com o objetivo de diminuir o calibre da estrutura por meio do uso de agentes esclerosantes e dispositivos de sutura e plicatura por via endoscópica. 

Entre esses agentes esclerosantes se encontram o moruato de sódio e o plasma de argônio, que visam diminuir o diâmetro da anastomose, proporcionar que o alimento permaneça maior tempo no    receptáculo gástricoe consequentemente, mantenha a saciedade alimentar do paciente e a perda de peso.

Plasma de argônio

O uso do plasma de argônio só é realizado após a confirmação da dilatação da anastomose do paciente por visualização endoscópica. 

Em seguida, o procedimento é feito via endoscópica, estando o paciente levemente sedado. O plasma de argônio é inserido por meio de um cateter até a região a ser abordada. Devem ser realizadas pelo menos 2 sessões para o tratamento ser efetivo.

A aplicação do plasma de argônio é segura, rápida e de baixo custo. A técnica é eficaz em mais de 70% dos casos, tendo como resultado uma perda média de 90% do peso reganhado.

É importante ressaltar que todo esse processo deve ser acompanhado pela equipe multidisciplinar, sendo o nutricionista um ponto-chave para o sucesso de cada procedimento. O comprometimento do paciente é fundamental para evitar o reganho e tomar as medidas necessárias para manutenção do peso e da qualidade de vida!

Na GASTROMED Instituto Zilberstein este procedimento é realizado de rotina oferecendo conforto e segurança para o paciente

Agendar consulta 
ou exame

magnifiercrosschevron-down